CASE: UP FRANCESA COMBINA SOLUÇÕES PARA APOIAR POPULAÇÃO DE IDOSOS

Nossos colegas da França combinaram serviços que já existiam por lá para inovar em tempos de pandemia. Eles acabam de lançar a solução Connections nos Seniors (ou Conecte nossos Idosos), com o objetivo de levar informações e apoio para a população mais velha. Atualmente, a França contabiliza mais de 1,4 milhão de idosos, que dependem de alguma maneira do suporte de terceiros (família, rede de cuidadores, serviços médicos e de locomoção).

            Antes mesmo da pandemia, a Up francesa oferecia uma plataforma chamada Dôme, aplicativo para troca, compartilhamento de informações e coordenação em tempo real dos envolvidos no apoio individual aos idosos: profissionais de saúde, assistência domiciliar e cuidadores familiares. O idoso ou seus parentes podem criar uma rede de profissionais e conectá-los a uma agenda de tarefas cotidianas, a fim de que todos possam acompanhar a rotina e atender possíveis demandas. Essa plataforma é gerenciada por uma subsidiária da Up, chamada CityZen.

            Para facilitar ainda mais a vida dos idosos e melhorar a solução existente, a Up fez uma parceria com a Associação Delta 7, que já desenvolvia uma série de atividades digitais voltadas para a promoção do envelhecimento com independência, estimulando as habilidades cognitivas e motoras dos idosos. Os exercícios, jogos e desafios promovidos pela associação foram adicionadas ao aplicativo Dôme.

 

Tecnologia acessível

            A solução Conecte nosso Idosos funciona em iPads, onde foram integrados o aplicativo Dôme e os conteúdos da Associação Delta 7.  Os tablets da Apple são equipados com tecnologia acessível, que facilitam a utilização por quem tem deficiências visuais, auditivas, motoras e cognitivas. É possível aumentar o som, ampliar letras, melhorar visibilidade da tela, entre outras alternativas.

            Os gestores de cada região francesa podem assinar a plataforma de apoio aos idosos e depois fazer a distribuição de acordo com as normas de cada Conselho Departamental (forma como são nomeadas as regiões francesas).

            Com a solução, o grupo Up quer romper com o  isolamento sofrido pelos idosos por causa do Covid-19, permitindo que eles tenham acesso informações, laços sociais e serviços que podem ajuda-los a enfrentar o cenário atual.

 


Back to Top