Dicas de como você pode conversar com seus filhos e criar combinados para fazer suas tarefas com mais tranquilidade

 

A realidade do trabalho remoto pode ser bem desafiadora para quem tem crianças pequenas em casa. Sem escola e sem o apoio de avós ou de babás, é tarefa dos pais darem atenção aos filhos durante esse período de isolamento. Como ser pai e mãe em horário integral e ainda trabalhar e atender às demandas da vida profissional? Selecionamos dicas que talvez possam te ajudar, agora que você acumula também os papeis de professor, cozinheiro, babá, contador de história, faxineiro e colega de brincadeiras!

 

  Faça combinados sobre limites  

Em casa, na escola ou com os amiguinhos, as crianças já aprenderam a fazer combinados. É uma maneira delas entenderem as regras. Converse com seus filhos e planejem juntos quais serão os combinados do dia, como horários para conversar, fazer lição da escola, assistir filmes. Inclua pausas para tarefas divertidas, como brincar e contar histórias.

 

  Peça ajuda das crianças  

Há pequenas tarefas que seus filhos podem ajudar a fazer, como organização dos brinquedos, arrumar a cama, ajudar com a louça e arrumação da casa. Tudo vai depender da idade e da disposição deles, mas vale a pena envolver as crianças. Dependendo de seus desafios de negócios, faça pausas e converse com eles. As crianças têm um olhar interessante sobre problemas e soluções. Elas podem te trazer insights interessantes e reflexões divertidas.

 

  Estabeleça regras simples. E cumpra.  

Quando as crianças conseguem entender os limites, você pode criar regras um pouco mais fechadas e envolvê-las para criar lembretes e sinalização pela casa. Algumas regras que você pode estabelecer: horários em que não podem interromper; lista de situações de emergência; sinalização criativa do que pode ou não ser feito (eles podem desenhar e colar cartazes na casa); compartilhamento de recursos (computador, celular), em alguns horários do dia.

 

  Rigidez ou flexibilidade  

Com crianças, não existe um limite claro entre ser muito rigoroso ou mais flexível. Se você permitir que eles descumpram os combinados a todo momento, sem nenhum tipo de consequência, as regras vão perder o sentido rapidinho. Mas é preciso entender que quanto mais novos forem seus filhos, mais dificuldades eles podem ter em aceitar as restrições e limites. Por isso é importante usar a criatividade na quarentena. Transformar a rotina em jogo, inventar histórias, aprender com os erros.

 

 

 


Back to Top