OUTUBRO ROSA: QUANTO ANTES VOCÊ COMEÇAR A SE CUIDAR, MELHOR!

Outubro chegou. E com ele, uma das mais importantes campanhas voltadas para a saúde das mulheres: o Outubro Rosa, que reforça a conscientização sobre ações de prevenção relacionadas ao câncer de mama e de colo de útero. Com o tema “Quanto antes melhor”, o Instituto Nacional do Câncer (INCA)  e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) querem reforçar a importância do autocuidado, que inclui alimentação, atividades físicas, equilíbrio emocional e harmonia nas relações. Tudo isso combinado a exames regulares e detecção precoce de possíveis tumores.

Na Up Brasil, adotamos um tema que complementa o da campanha oficial: “O papel de cada um de nós começa na busca de informações sobre o assunto”. Para isso, planejamos várias ações a partir da próxima semana: conteúdos semanais em nossa rede social Brain Up, jogos e dinâmicas em nosso Quiz Rosa e palestra remota sobre prevenção, com a ONG Luta pela Vida, de Uberlândia, agendada para 9 de outubro, às 9h e às 17h.Aproveite para participar de todas as ações!

Informação também faz parte do autocuidado

Queremos chamar a atenção das nossas colaboradoras para a importância da adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e a boa alimentação. E que essas mudanças no estilo de vida podem começar agora, mesmo com a pandemia. Quanto mais saudável estiver a mulher, mais chances prevenir-se contra a doença. E no caso dela chegar, um bom quadro de saúde contribui para uma boa recuperação durante e após o tratamento.

O presidente da SBM, Vilmar Marques, explica que o movimento deste ano estará focado na disseminação da informação. “Diversos estudos revelam que o sobrepeso e a obesidade, além da falta de atividades físicas no dia a dia, aumentam os riscos para câncer de mama e ainda proporcionam uma má qualidade de vida para quem está em tratamento. Nosso alerta é: quanto antes a mulher mudar seu estilo de vida, melhor para sua saúde”, afirma ele.

 

Dicas para se cuidar: quanto antes melhor!

  • Alimente-se bem e não fique muito tempo sem comer. Priorize alimentos naturais e evite industrializados;
  • Evite o excesso de gorduras e carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão. Prefira opções integrais.
  • Consuma proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras. São fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras, que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino.
  • Pratique exercícios físicos durante a semana. O ideal são 150 minutos de atividades físicas moderadas ou 75 minutos de atividades vigorosas divididas pelos dias da semana.
  • Planeje o seu dia alimentar e tente segui-lo;
  • A partir dos 40 anos, a mulher deve fazer mamografia anualmente. Alguns médicos solicitam a primeira aos 35 anos, para continuar acompanhando depois;
  • Qualquer suspeita de algo diferente na mama, procure seu médico, mesmo que esteja se sentindo bem. Quanto antes forem identificados nódulos, mais chances de tratamento.

 

Fonte: https://www.sbmastologia.com.br/noticias/outubro-rosa-sbm-lanca-moviment...

 


Back to Top